11 de outubro de 2023

Inundação em Rio Negro (PR)

RIO NEGRO (PR) – Equipe do CENACID-UFPR faz reconhecimento da inundação

O município de Rio Negro está em “Situação de Emergência” como resultado das chuvas e inundações ocorridas desde o dia XX. A equipe do Centro de Apoio Científico em Desastres , através dos Profs. Renato Lima e Luís G. Castro, realizou reconhecimento em algumas das áreas atingidas.

Os dados disponíveis indicam que o rio subiu acima de 10 metros da cota normal, resultando em 677 pessoas desalojadas (10out) com aproximadamente 250 casas atingidas. Varias ruas da região central às margens do Rio Negro estão interditadas pela cheia, e as pessoas que não tem alternativa própria de alojamento estão sendo abrigadas em locais preparados  pela Prefeitura municipal.

A inundação pode ser classificada como  “inundação de jusante”, quando normalmente a capacidade destrutiva é menor e as áreas alcançadas são maiores. Observamos que as inundações também são controladas artificialmente quando existe barragem na área de influência a montante ou jusante do ponto de interesse. No momento do reconhecimento (10/10) o nível do rio estava subindo, hoje (11/10) a partir da tarde as indicações são de estabilidade (veja gráfico abaixo) entretanto com a previsão de novas chuvas intensas deve ser mantido o alerta para o município.

Na avaliação da equipe dois fatores controlaram os danos, que não foram elevados considerando a grande extensão de áreas alcançadas pelo rio. O primeiro é que foi possível antever com um prazo razoável a enchente e extravasamento do rio, o que permitiu a ação antecipada de evacuação das áreas que hoje estão inundadas. O outro aspecto é que a inundação ocorreu com baixa capacidade destrutiva do fluxo hídrico, o que permitirá que a comunidade volte às suas habitações depois do retorno ao leito normal, sem prejuízos ainda maiores. No momento de retorno será necessária a limpeza e a avaliação dos locais afetados.

Entre as áreas visitadas pela equipe está o bairro Paraiso, um dos mais atingidos pela enchente. Nesta área a profundidade da área inundada varia, com pelo menos metade da área de inundação alcançando 2,0 metros ou mais de profundidade da lâmina de água, em alguns locais até aproximadamente 4 metros.

Imagem da inundação na Vila Paraíso – Rio Negro PR (CENACID)

A equipe também visitou algumas estradas da área rural e verificou que em alguns locais foram atingidas pelos rios menores ou por alagamentos. O solo em diversos locais está com sua capacidade de absorção esgotada, com a água escoando quase integralmente pela superfície.

A Proteção e Defesa  Civil do município está atuando de forma coordenada, inclusive com o apoio de voluntários, de escoteiros e outras entidades.  Possui cadastro dos afetados e realiza monitoramento da evolução das áreas atingidas pela inundação.

Gráfico apresentando as medidas ( 08/10/23 ate 11/10/23) do nível da régua indicando a subida do nível do Rio Negro e a situação de relativa estabilidade neste momento (11/10). (Fonte:  https://www.copel.com/mhbweb/paginas/bacia-iguacu.jsf  )