20 de maio de 2021

CENACID-UFPR publica relatório dos estudos emergenciais da inundação ocorrida no Córrego Alto Boqueirã-Curitiba


O Centro de Apoio Científico em Desastres da UFPR apresenta seu Relatório emergencial da enchente e inundação no Córrego Alto Boqueirão, ocorrida em 02 de março de 2021 em Curitiba. Já no dia 03/março a equipe iniciou os estudos, avaliação  de danos e coleta de informações sobre o ocorrido. Chamou a atenção de que mesmo com uma chuva não muito elevada ocorreram problemas na cidade principalmente no bairro Alto Boqueirão. A equipe atendeu diversas solicitações de orientações de integrantes da comunidade e avaliou emergencialmente riscos secundários.

Entre os resultados obtidos a equipe concluiu que os fatores causadores deste episódio que resultou em significativos prejuízos para a comunidade atingida, são gerados pelo homem, que interferiu de maneira não sustentável na dinâmica da bacia afetada.  Impermeabilização e retificação de rios são fatores estruturais que agravam estes eventos. Este episódio em particular ainda teve como controlador a atuação insuficiente de tubulações que conduzem o rio na região da Vila Nova e ferrovia.

A equipe foi composta pelos Professores Renato Lima e André Fabiani, e contou com o apoio dos alunos “geovoluntários” Julio Brita e Guilherme do Valle. tendo atuado conforme as recomendações de saúde relativas à pandemia,

Es estudos realizados ressaltam a importância de que ações de planejamento urbano e de enfrentamento de processos naturais perigosos, sejam orientadas por uma abordagem baseada nos princípios do desenvolvimento sustentável. Em todo o mundo as cidades vem adotando a recuperação de rios como estratégia mais eficaz para gestão de risco relacionado a enchentes.

Adicionalmente Professores do Dpto. de Geologia realizaram campanha relâmpago para atender com lençóis, cobertores, toalhas de banho/rosto, travesseiros, etc. 6 famílias que perderam todos os seus recursos na enchente.

Clique em “missões realizadas” na página inicial deste site apara acessar o relatório completo.

Redes Sociais

CENACID no Facebook
Universidade Federal do Paraná
Centro de Apoio Científico em Desastres - CENACID
Rua Cel. Francisco H. dos Santos, 210 - Jardim das Américas
Ed. João José Bigarella, 1º andar
Telefone: (41) 3361-3677
CEP: 81530-000 - Curitiba (PR), Brasil


CENACID no Facebook

Centro de Apoio Científico em Desastres - CENACID
Rua Cel. Francisco H. dos Santos, 210 - Jardim das Américas
Ed. João José Bigarella, 1º andar
Telefone: (41) 3361-3677
CEP: 81530-000 - Curitiba (PR), Brasil


Imagem logomarca da UFPR


©2021 - Universidade Federal do Paraná - CENACID

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR