Missão de Apoio Científico no Desastre no Rio Grande do Sul
Em razão das chuvas intensas e a ocorrência de deslizamentos e inundações em diferentes locais do Rio Grande do Sul, a equipe do CENACID-UFPR cumprindo seu propósito de prestar apoio científico em situações de desastres, e ao mesmo tempo avançar nas pesquisas sobre processos geológicos perigosos, em coordenação com o Governo do Estado RS e com os governos municipais de Caxias do Sul e Pinto Bandeira, estudou e analisou emergencialmente diferentes áreas na região serrana do Estado sulino. Participaram da missão os Professores Prof. Renato Eugenio de Lima (UFPR-Geologia), Prof. Lázaro Valentim Zuquette(USP-EESC), Prof. Marcelo Renato Lamour (UFPR-CEM), e participaram da equipe de apoio a Prof.a Morgana V. Silva (UFPel-Climatologia), MSc. Rosangela Tapia Lima (UFPR), Prof. André Fabiani (UFPR-Hidraulica) e Prof. Luis G. Castro (UFPR-Geologia).
Desta forma, e atendendo as indicações do Secretário Executivo do Gabinete de Crise Climática-RS, realizou estudos e avaliações rápidas dos desastres e processos perigosos ocorridos em diferentes cidades, com destaque para os municípios de Caxias do Sul e Pinto Bandeira, e por esta razão o relatório da Missão de Apoio Científico “CENACID RS maio2024” é apresentado para cada município separadamente. Além dos estudos sobre os deslizamentos também foi apresentado um estudo sobre os tremores de terra que afetaram a região no mesmo momento do desastre e que assustaram a população. O Relatório de Caxias do Sul com 14 capítulos, 4 anexos, vários mapas e imagens, já está de posse da Prefeitura como contribuição do CENACID-UFPR para esta emergência.
Em Caxias do Sul foram estudadas situações estratégicas como o bairro Galópolis e região da BR-116, a área da represa Maestra, a Rota do Sol (comunidade São Nicolau) onde ocorreu o rompimento de uma adutora de abastecimento de água, a área industrial de “recicladora de metais”, além de outros locais rapidamente visitados. Também estudamos alguns locais no município de Pinto Bandeira, que serão objeto de relatório especifico.
A equipe realizou avaliações de campo, registro de dados geológicos, registro fotográfico, medidas estruturais geológicas, medidas de umidade do solo, entre outras informações. Classificou preliminarmente os processos geológicos perigosos identificados, analisou sua capacidade destrutiva e avaliou o risco associado. Todos os dados das atividades realizadas foram registradas no SIG VICON-desastres de uso regular nas suas missões de apoio científico em desastres.
Mapa CENACID-VICON da área do bairro Vila Sêca-São Nicolau onde a adutora de abastecimento de água rompeu-se em virtude deslizamento do maciço.
Imagem de deslizamentos na encosta do vale do Rio Caí (esquerda) e do local do rompimento da adutora de abastecimento da cidade.