Entre 18 e 21 de dezembro de 2020 a equipe do CENACID realizou Missão de Apoio Científico emergencial para a região do município de Presidente Getúlio – Santa Catarina. A equipe constituída por Fabiane Accordes há mais de 10 anos no CENACID, e Renato Lima -diretor do Centro, realizou estudos e classificou os processos perigosos, desenvolveu avaliação emergencial de risco e apresentou contribuições para os principais gestores do desastre. Durante a missão foram realizadas reuniões e atividades de campo com a Coordenação Estadual e Municipal de Proteção e Defesa Civil, com o Prefeito Municipal, Secretaria de Obras, Hospital Maria Auxiliadora, ONGs e outras entidades. Foi preparado um mapa emergencial com os tipos de processos perigosos predominantes em diferentes áreas do vale do Ribeirão Revolver, que foi bastante atingido. Ao final da missão foi realizada uma apresentação com as observações e conclusões alcançadas, para as autoridades envolvidas da resposta
A equipe interdisciplinar de apoio na base para esta missão foi coordenada pelo Prof. Wilson Soares (vice-diretor-UFPR) e integrada pelos Professores Tiago Marino (UFRRJ), Jefferson Picanço (UNICAMP), Morgana Vaz (UFPel).
Após o retorno a equipe prosseguiu com as atividades de escritório para a confecção do Relatório enviado para o Prefeito Municipal.
A equipe também ofereceu para a municipalidade e para o Hospital protetores faciais e álcool-gel desenvolvidos e preparados pelo grupo “Rede UFPR Combate Covid19”, que projeta, desenvolve e produz equipamentos de proteção hospitalares e individuais, além de materiais para o enfrentamento da pandemia.
Esta missão, em virtude da situação de pandemia, teve características bastante diferenciadas e exigiu uma estratégia especial para sua realização considerando os padrões recomendados para segurança pessoal.