O Centro de Apoio Científico em Desastres da UFPR apresenta seu Relatório emergencial da enchente e inundação no Córrego Alto Boqueirão, ocorrida em 02 de março de 2021 em Curitiba. Já no dia 03/março a equipe iniciou os estudos, avaliação de danos e coleta de informações sobre o ocorrido. Chamou a atenção de que mesmo com uma chuva não muito elevada ocorreram problemas na cidade principalmente no bairro Alto Boqueirão. A equipe atendeu diversas solicitações de orientações de integrantes da comunidade e avaliou emergencialmente riscos secundários.
Entre os resultados obtidos a equipe concluiu que os fatores causadores deste episódio que resultou em significativos prejuízos para a comunidade atingida, são gerados pelo homem, que interferiu de maneira não sustentável na dinâmica da bacia afetada. Impermeabilização e retificação de rios são fatores estruturais que agravam estes eventos. Este episódio em particular ainda teve como controlador a atuação insuficiente de tubulações que conduzem o rio na região da Vila Nova e ferrovia.
A equipe foi composta pelos Professores Renato Lima e André Fabiani, e contou com o apoio dos alunos “geovoluntários” Julio Brita e Guilherme do Valle. tendo atuado conforme as recomendações de saúde relativas à pandemia,
Es estudos realizados ressaltam a importância de que ações de planejamento urbano e de enfrentamento de processos naturais perigosos, sejam orientadas por uma abordagem baseada nos princípios do desenvolvimento sustentável. Em todo o mundo as cidades vem adotando a recuperação de rios como estratégia mais eficaz para gestão de risco relacionado a enchentes.
Adicionalmente Professores do Dpto. de Geologia realizaram campanha relâmpago para atender com lençóis, cobertores, toalhas de banho/rosto, travesseiros, etc. 6 famílias que perderam todos os seus recursos na enchente.
Clique em “missões realizadas” na página inicial deste site apara acessar o relatório completo.