27 de junho de 2024

CENACID realizou Missão para Gramado-RS (nov2023)

Missão CENACID-UFPR para o desastre em Gramado-RS

Equipe formada pelos Professores Renato E. De Lima e Wilson A. Soares realizou estudos e apoio científico para a municipalidade de Gramado-RS que foi afetada por dezenas de deslizamentos principalmente nos dias 18 e 19 de novembro de 2023. Estes movimentos geológicos ocorreram após período de chuvas intensas na região. Entre os diversos locais estudados estão os bairros Planalto, 3 Pinheiros, Piratini, a rua Orlandi eo bairro  Quilombo na área rural.   Os movimentos foram classificados como “espalhamentos”, deslizamentos complexos, deslizamentos rotacionais e deslizamentos translacionais, além de rastejo. Durante a Missão de Apoio Científico os integrantes se reuniram com o Vice-prefeito Luia Barbacovi, coma Secretária de Meio Ambiente Cristiane Silva, com o Promotor de Justiça Max Guazzelli. Foram realizadas avaliações de campo com o Eng. Mateus e com os Geólogos Jackson Cohendet e Elis R. Beltram.

A equipe encaminhou para a municipalidade o Relatório “Estudos  em Gramado – RS referentes a Movimentos de Massa Gravitacionais em novembro de 2023” já no mês de Dezembro, com suas observações e contribuições.

Acima fratura em solo no bairro Planalto (esquerda) e imagem do prédio colapsado (direita)