29 de setembro de 2023

Artigo comentado: “Surtos de doenças após desastres naturais – Uma revisão da literatura”

O site EM-DAT que discute a prevalência de desastres naturais apresentou um artigo online em 03 de agosto de 2023 (Cambridge University Press) relacionando relacionando surtos de doenças após a ocorrência de desastres naturais. Esta é uma relação bem conhecida e os autores Miriam Walika, Maria Moltinho de Almeida, Rafael Castro Delgado e Pedro Arcos Gonzales apresentam uma analise de 10 anos de desastres naturais e suas relações com surtos de doenças, entre os anos 2000 e 20220. A relação mais comum observada foi com inundações, com a ocorrência de surtos de  cólera e diarreia.

Em nossa visão estes estudos são relevantes para reafirmar o que todos já conheciam, mas não estava descrito com base em estudos globais. Logicamente que esta ocorrEncia de surtos pós-desastres deve ser analisada com as condições pré-desastres, pois em algumas situações e países a ocorrência destes surtos já era um problema antes do desastre natural. Também deve ser destacada a atenção necessária para os serviços de saneamento básico (sistema de água, saneamento e higiene – WASH) durante a resposta a desastres e acidentes de todas as magnitudes.

No Brasil acreditamos que a ocorrência de surtos de doenças é maior do que os estudos apresentados, especialmente em regiões com deficiencia de saneamento. A maioruia das situações relaiona os surtos com contato direto com água resultante da mistura de águas comuns com as dos sistema de tratamento de esgotos e fossas.

Abaixo uma das tabelas apresentadas comparando as observações dos dados de desastres naturais e de epidemias.

Ref.-“Outbreaks Following Natural Disasters: A Review of the Literature”,  published online by Cambridge University Press:  03 August 2023