10 de agosto de 2020

CENACID apresenta Relatório de estudos sobre subsidências e colapsos em Colombo (PR)

O Relatório do CENACID sobre as subsidências e colapsos em Colombo (PR) está disponível no quadro “MISSÕES REALIZADAS” parte direita inferior da página inicial (clicar em “missões realizadas”). O documento apresenta os estudos e dados observados em duas saídas de campo em junho e julho. Na semana passada foi realizada uma terceira atividade de campo no local, quando observamos que as movimentações nas edificações visitadas não apresentaram evolução, permanecendo estáveis. Por outro lado as dolinas no leito de antigos corpos de água evoluíram, algumas mais do que dobrando sua dimensão maior.

Área de colapso tamponada na Rua São João, na região de “Águas Fervidas”.

a)Rachadura em parede de moradia de uma das casas afetadas. b)Estrutura de colapso no leito do córrego que corta o bairro. Estas estruturas drenaram completamente o córrego que existia.

O centro agradece as informações e apoio dos moradores da região de Águas Fervidas” durante as atividades de campo. O relatório do Centro com os dados observados, foi encaminhado para a Prefeitura Municipal de Colombo e para Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná.

A equipe continua estudando a região com o propósito de avançar na compreensão dos diferentes tipos de processos geológicos que afetam toda a Região Metropolitana de Curitiba.

CENACID no Facebook
Centro de Apoio Científico em Desastres - CENACID