14 de fevereiro de 2003

Deslizamento em Rio Branco do Sul – Paraná – Brasil – 14/02/2003

Deslizamento ocorrido na noite de 13/fev/2003, aproximadamente 21:00h. Atingiu zona residencial e comercial central de Rio Branco do Sul-PR, com extensão média e alcançando vias públicas e imóveis particulares. O material mobilizado pelo evento foi: aterro (topo) seguido de material coluvionar. Não foi observada a mobilização de rocha alterada. A equipe do CENACID avaliou o local, juntamente com a Defesa Civil e indicou as ações a serem executadas no seguimento.

Relatório 01 – resumido – Missão de Apoio Científico

Local: Rio Branco do Sul – Paraná – Brasil
Data: 14 de fevereiro de 2003
Integrantes: Prof. Renato Eugenio de Lima – Prof. Omar Sabbag Filho
Rosângela Tapia Lima – pesq.associada
Solicitante: Defesa Civil do Paraná

Descrição geral:

Deslizamento na Av. Açungui, número 415 e imediações, em Rio Branco do Sul – Paraná. Movimento de massa gravitacional de médio porte, mobilizando material de aterro artificial e colúvio, com aproximadamente 10 metros de largura, atingindo uma casa e a Avenida. Vinte dias antes houve um deslizamento no mesmo local.

Dados do evento:

Localização (Coordenada UTM): 7214355 / 669908.
Deslizamento ocorrido na noite de 13/02/2003, aproximadamente 21:00h. Verificou-se movimentação centimétrica na alvenaria do subsolo da moradia do Sr. Altair Machado (n. 415).

Situação no local:

Instável, especialmente com a ocorrência de chuvas.

Análise preliminar de condicionantes

Fatores causadores:
●  Corte e aterro para implantação da casa e da avenida.

Fatores controladores:
●  Espessura do aterro
●  Espessura do colúvio
●  Declividade
●  Precipitação acumulada
●  Ausência de sistema de drenagem de águas pluviais

Fatores deflagradores:

●  Precipitação acumulada
●  Precipitação concentrada no dia do acidente

Recomendações:
●  Implantação de uma obra de contenção da encosta, De acordo com informações da Prefeitura já está projetada e contratada.

●  Implantação de obras de drenagem superficial visando coletar águas pluviais que, no presente, escoam sobre o pavimento asfáltico sendo limitadas pelas guias de concreto pré-moldadas. Tais obras necessitam de projeto de dimensionamento, o qual deverá levar em conta a bacia de contribuição a montante do local do acidente, bem como, a jusante, uma vez que se trata de uma extensa via pública, em acentuado declive longitudinal e construída em meia-encosta. Importante ressaltar que o local do acidente situa-se no terço superior da extensão da via, restando abaixo dele uma extensão aproximada de 400 metros, o que sugere a ocorrência de expressivos volumes de água superficial a serem drenados.

●  Verificar a possibilidade de desviar provisoriamente o fluxo das águas superficiais, através de “lombada” ou “mureta” construída sobre o pavimento, conduzindo para o outro lado da pista e daí, de forma conveniente, até o canal de drenagem da bacia hidrográfica.
●  Monitoramento das condições da encosta
●  Não ocupação temporária das duas casas e da igreja localizadas na área de influência do movimento, até que as ações acima sejam concretizadas. Considerar a alternativa de relocar estes moradores.
●  Considerar o desvio do tráfego pesado na fase de recuperação.

Recomendação geral:
É recomendável a realização de estudos de risco na área urbana do município, considerando sua topografia e sua geologia.

CENACID no Facebook
Centro de Apoio Científico em Desastres - CENACID