25 de janeiro de 2005

Deslizamento e queda de ponte sobre a represa Capivari-Cachoeira Campina Grande do Sul – PR – 25/01/05

Uma ponte sobre a represa Capivari-Cachoeira, na BR-116, a 70 quilômetros de Curitiba, ruiu na terça-feira 25/01/05, à noite. Um caminhão caiu no lago, matando o motorista. Três pessoas que estavam em outro veículo ficaram feridas Ocorreu deslizamento no aterro de sustentação da cabeceira da ponte. Um estudo geológico foi iniciado pela equipe do Cenacid. técnicos do Centro de Apoio Científico a Situações de Desastre (Cenacid) identificaram novas movimentações de terra no maciço onde termina a ponte. “Registramos mudanças de posições de até dois metros”, afirma o coordenador do centro, professor Renato Lima. Ou seja, há partes do aterro que cederam mais dois metros. De acordo com o geólogo, é possível que partes da rocha do maciço estejam se movimentando.
Em 23 de fevereiro, os pesquisadores do Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid) e do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiram se afastar dos estudos realizados na BR-116, onde ocorreu o desabamento de parte da ponte sobre a Represa Capivari-Cachoeira, no dia 26 de janeiro. O grupo trabalhava em conjunto com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). Uma nota divulgada pela assessoria de imprensa da UFPR informou que a decisão foi tomada depois que os pesquisadores foram “agredidos verbalmente” pelo diretor do Dnit, Rosalvo Gizzi.