21 de agosto de 2007

Cratera em Bocaiúva do Sul, PR – Agosto/2007

Uma equipe do CENACID esteve em Campininha do Capivari região  situada entre Colombo e Bocaiúva do Sul, na área abrangida pelo Aquífero Karst. reconhecendo o local da “cratera”Nos últimos dias iniciou-se um processo de subsidência num dos bairros do município, próximo a Estrada da Ribeira. Segindo informações prestadas por moradores, desde 14 de agosto/2007. Estiveram presentes os Profs. do Departamento de Geologia: Luiz Mantovani, Mauro Monastier e Renato Lima. A Defesa Civil de Bocaiúva do Sul informou que o maior volume da cavidade alcançou 6,5×6, 5x5m. Verificou-se que o processo se desenvolve em regiões com substrato de mármore, com propensão para desenvolvimento de processos cársticos. O movimento encontra-se em evolução na data da visita (21/08).Na proximidade do local algumas casas apresentam pequenas fissuras emparedes, mas não foi observada nenhuma situação que comprometesse as estruturas ou exigisse medidas imediatas. A equipe do CENACID recomendou o monitoramento no local para avaliação da evolução do processo.

Antonio Costa – Gazeta do Povo

Mais informações: